Expo 2020: Pavilhão Brasil mostra a vida e a relação das pessoas com a Floresta Amazônica



Expo 2020: Pavilhão Brasil mostra a vida e a relação das pessoas com a Floresta Amazônica

A partir do dia 19 de janeiro, os visitantes da Expo 2020 Dubai poderão conhecer elementos diversos da fauna do maior ecossistema do planeta, como a onça-pintada e a arara azul, além de obras renovadas de fotógrafos como Pierre Vergè. A experiência imersiva pela Floresta Amazônica, pela relação das comunidades brasileiras com a natureza e pela diversidade da cultura musical do país será realizada pelo Instituto Cultural Vale, da mineradora brasileira Vale.  

O percurso tem início na Floresta Amazônica, com uma experiência em realidade aumentada. Presente em oito países e um território equivalente a quase metade do Brasil, a Amazônia abriga atualmente mais de 30 milhões de pessoas, milhares de espécies de plantas e é uma das regiões mais biodiversas do globo. Animais como a onça pintada e a arara-azul interagem virtualmente com o público, que é convidado a refletir sobre a preservação da Amazônia e saber mais sobre modelos de desenvolvimento sustentável.  

A próxima parada é na exposição “Para além das margens”, apresentada pelo Instituto Cultural Vale, com curadoria de Gabriel Gutierrez, diretor e coordenador artístico do Centro Cultural Vale Maranhão. Nela, desvenda-se as relações entre o cotidiano de comunidades brasileiras e as paisagens onde vivem. O espaço foi inspirado nas construções tradicionais das palafitas, e o visitante pode usufruir de uma experiência imersiva ao se deparar com a importância vital da água para as pessoas, em seu dia a dia, educação e cultura, retratada em cada obra escolhida. Os trabalhos dos grandes fotógrafos Pierre Verger, Walter Firmo, Marcel Gautherot, Elza Lima, Maureen Bisilliat, Ronney Alano e Christian Knepper estão presentes. A exposição ainda conta com 3 vídeos do artista mineiro Cao Guimarães. 

Visita ilustre 

O Pavilhão Brasil recebeu hoje a visita do ator e apresentador de TV, Rodrigo Faro. Ele estava acompanhado da família e foi recebido pelo Diretor do Pavilhão, Raphael Nascimento, e pelo Chefe de Administração e Serviços Técnicos, Wagner Mello. O apresentador foi levado para um passeio pela Praça das Águas e terminou sua visita com um encontro e uma saudação no restaurante do Pavilhão, “Nossa”, com o chef Geraldo Thomazini. 

Agenda oficial 

A representante do governo de Viena, Bettina Emmerling, Chefe e porta-voz nacional do Partido Liberal Austríaco Neos, também visitou o Pavilhão Brasil nesta terça-feira (18). Ela foi recebida pelo Diretor do Pavilhão e foi levada para conhecer as atrações do espaço brasileiro. 

O Comissário Geral do Brasil junto à Expo 2020 Dubai, Elias Rodrigues Martins Filho, o Diretor do Pavilhão, Raphael Nascimento, e o Chefe de Administração e Serviços Técnicos, Wagner Mello, ainda receberam o presidente da Tramontina, Sr. Eduardo Scomazzon e sua família. 

No final do dia, o restaurante do Pavilhão, “Nossa”, realizou um jantar que reuniu a G-STIC (Global Sustainable Technology and Innovation Community), além da presença do Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, acompanhado de outros brasileiros: Gerson Penna, Pesquisador da Fiocruz; Mauricio Zuma, Diretor da Bio Manguinhos da Fiocruz; Cibele Reschke, Assessora de Relações Internacionais da Fiocruz; Danielly Magalhães, Cientista Ambiental da Fiocruz; Luiz Paulo Assad, Professor de Computação Ambiental na COPPE da UFRJ; Clovis Freire, Economista da UNCTAD; e Rosimeire Oliveira, Conselheira do Prefeito de Francisco Morato (SP). 

Crédito da imagem: Divulgação Vale