Série Autores Brasileiros: Cindy Stockler lança livro na Grécia em 2019



Série Autores Brasileiros: Cindy Stockler lança livro na Grécia em 2019

O primeiro romance da escritora brasileira Cindy Stockler “Callíope, a Escrava de Atenas” (2017) será lançado na Grécia em março de 2019. A narrativa conta a história de Callíope, uma garota que foi entregue a um homem mais velho quando tinha 15 anos, conforme os costumes da época. Em meio à confusão da Guerra do Peloponeso, também conhecida como Guerra Mundial da Antiga Grécia, a personagem é vendida como escrava, perde a liberdade do seu próprio corpo e passa a enfrentar a ira do seu capataz longe da família.

Cindy Stockler faz parte da série Autores Brasileiros do Brazilian Publishers, uma iniciativa do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Apesar de ser uma ficção, a obra apresenta um contexto educacional fiel aos dos costumes da Grécia antiga durante o século V e foi produzida por meio de uma extensa pesquisa realizada pela autora. “O meu escritório era uma grande bagunça com livros abertos por todos os lados, mapas estendidos no chão, planilhas com a linha do tempo desenvolvendo os episódios que aconteciam na história entremeados com fatos verídicos da época, com a Guerra do Peloponeso. Mergulhei no século V a. C. e andei pelas ruas de Atenas junto aos personagens”, conta Cindy.

“Callíope, a Escrava de Atenas” (2017) foi publicado no Brasil pela editora Letras do Pensamento e é o primeiro livro de Cindy a ser publicado no exterior. “O fato de uma editora grega ter se interessado foi uma agradável surpresa para mim. Achava que os e editores gregos iriam desdenhar do livro não dando crédito a ‘mais um autor estrangeiro escrevendo sobre a Grécia antiga’, mas não foi assim. A editora com quem tive contato durante a Feira Internacional do Livro de Frankfurt disse-me que o livro vai agradar muito ao leitor grego, e provavelmente será utilizado em escolas na Grécia, assim como está sendo no Brasil, para estimular a leitura e o estudo da época”, completa a autora.

Durante a sua carreira, Cindy também publicou “Operação Caipiroska – Ação, Amor e Emoção na Cidade de São Paulo” (2016), um romance ambientado em São Paulo durante o ano de 2005 em meio a diversos escândalos políticos brasileiros. A narrativa apresenta a história de amor entre a brasileira Maria Cláudia e o russo Ivan Ivanovitch que exploram a cidade e o interior de São Paulo durante dez dias. A personagem não sabe nada sobre Ivan, e apesar de desconfiar sobre o que o russo veio fazer em seu país, Maria Cláudia se entrega a essa paixão.

Atualmente, a autora está trabalhando em dois novos livros. Um romance de época que aborda o Brasil do século XVIII e uma obra de suspense.

Sobre a Série: Autores Brasileiros
Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.