CAPACITAÇÃO DE 50 EMPREENDEDORES NO PROJETO PROMESSAS



CAPACITAÇÃO DE 50 EMPREENDEDORES NO PROJETO PROMESSAS

Foi encerrada hoje (9/6), com um evento de apresentação de cases e debates em São Paulo, a primeira edição do projeto Promessas – parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com a Endeavor Brasil  – que objetiva contribuir para o desenvolvimento da competitividade de empreendedores brasileiros.

 

Ao longo de cinco meses, o projeto atendeu a empreendedores de 50 empresas brasileiras de pequeno e médio porte, selecionadas pela Agência e pela Endeavor por seu alto potencial de crescimento e impacto econômico e social. Os participantes tiveram duas sessões de mentoria com empresários brasileiros de sucesso, com quem puderam tirar dúvidas, conversar e receber orientações em temas relevantes de estratégia e gestão, com o objetivo de superar algum obstáculo de competitividade. 

 

“O projeto Promessas é uma maneira diferente de proporcionarmos conhecimento e aprendizagem para as empresas que apoiamos. Por meio da troca de experiência entre executivos, as mentorias contribuem para melhorar a tomada de decisões das empresas, gerando ganho de competitividade e incremento dos negócios”, afirma Adriana Rodrigues, coordenadora de Competitividade da Apex-Brasil.

 

Fabricante de cortinas para leitos e outros materiais para hospitais, a BR Goods, de Indaiatuba (SP), foi uma das participantes. “A mentoria contribuiu bastante para meu negócio. O mentor foi uma pessoa da área hospitalar, que entende do meu setor e me auxiliou a aprimorar o meu pitch de busca de investidor. Estou buscando investimentos para ampliar a minha produção”, conta Beatriz Cricci, proprietária da empresa. Além de participar do projeto Promessas, a empresa integra o Peiex (Programa de Extensão Industrial Exportadora), iniciativa da Apex-Brasil que capacita empresas para exportação.

 

Já a Sintel – empresa de TI que trabalha com o intercâmbio de informações entre a indústria automotiva e a sua cadeia de suprimentos – está bastante adiantada no processo de internacionalização e, com o Promessas, ganhou confiança e dicas valiosas para reforçar o seu processo. “O coaching com executivos internacionais desmistifica alguns medos que ainda temos”, comenta Carlos Wagner dos Santos, presidente da empresa. A Sintel participa, também, do programa de internacionalização de empresas da Apex-Brasil.

 

Além das duas sessões individuais para cada empresa participante, foi realizada no dia 12/5 uma mentoria coletiva com o empresário Dan Ioschpe, ex-presidente da Iochpe-Maxxion, líder mundial na produção de rodas e componentes estruturais para veículos leves. Participaram da mentoria 21 empresas, durante encontro em São Paulo. 

 

Foram selecionadas para receber a capacitação empresas apoiadas pela Agência e que cumprissem os seguintes critérios:

 

·         Potencial de crescimento, tanto pelo tamanho do mercado quanto pela replicabilidade e escabalidade do modelo de negócio;

·         Diferenciais competitivos claros, que demonstrem o quão única é a empresa em seu segmento;

·         Excelente execução, que comprove a capacidade do empreendedor e do seu time para alcançar grandes resultados, conquistas e realizações com o negócio.

Já os mentores foram selecionados por meio de um sistema desenvolvido pela Endeavor que faz o “casamento” entre as dúvidas e necessidades dos empreendedores e o melhor mentor para cada desafio, considerando também o setor ao qual a empresa pertence. A Endeavor conta com uma rede de 400 grandes mentores, que doam seu tempo para a causa empreendedora. 

Conheça as 50 empresas participantes:

Adriana Degreas
Ailog
Amb. Verde
Aromarketing
Avante
Blue Macaw
BR Goods
BRAERG
Brasilbev
Bug
Caumaq
CHB
Cloud Walk
Contemporânea
DeltaFrio
EcoSimple
Feitiços Aromáticos
Ferraz
Finiti
FlexDeck
Globus
Green Social
IPFB
iPress
Kromos
Latoy
Lídio Carraro
Linea
Marina
Medpej
Mr. Plot
Osaka
PMAN
Q2TEC
Rede Resíduo
Renova
Sábia
SaleSim
Secullum
Sense
Seu Ninico
Sintel
Solides
Spolu
Taghos
TBBT
Tia Sonia
TNS NANO
WTA
X Dent

Sobre a Endeavor Brasil:

A Endeavor é a principal organização de fomento ao empreendedorismo de alto impacto no mundo. No Brasil desde 2000, atua na mobilização de organizações públicas e privadas e no compartilhamento de conhecimento prático e de exemplos de empreendedores de alto impacto para fortalecer a cultura empreendedora do país. Já ajudou a gerar mais de R$ 3 bilhões em receitas anualmente e mais de 20.000 de empregos diretos através de programas de apoio a empreendedores; e a capacitar mais de 3 milhões de brasileiros com programas educacionais presenciais e à distância. Mais informações: http://endeavor.org.br/

Sobre a Apex-Brasil:

 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. 

 

A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, para promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

A Apex-Brasil também atua de diversas formas para promover a competitividade das empresas brasileiras em seus processos de internacionalização, especialmente em inteligência de mercado, qualificação empresarial, promoção de negócios e imagem e atração de investimentos estrangeiros diretos (IED).